domingo, 8 de junho de 2008

A paixão pelo Raul..

Não é o Raul Seixas, ou o Raul Gazzola, ou o Raul Gil..é o " Raul Xis"!

É...o famoso Raio X, muito utilizado ainda pela medicina ocidental, que auxilia...eu disse AUXILIA no diagnóstico de várias patologias.



No caso do Otorrino, o Raio X tem utilização no diagnóstico de Sinusite Aguda no PS, Fratura nasal, dentre outros diagnósticos.


O que acontece é que algumas pessoas tem verdadeira paixão pelo Raio X ( ou "raiócs" ao pé da letra..), e ficam insatisfeitas se o médico não solicita o exame ( " Puxa, nem pediu um Raio X??). Voltando à sinusite, nem sempre é necessário o Raio X. Temos que lembrar sempre, como diziam os antigos médicos, que a "clínica é soberana", isto é, os sintomas que você tem, a historinha do seu problema que você conta ao médico aliada ao exame físico que ele faz, grande parte das vezes, fecham o diagnóstico. Logo, nem sempre precisa do auxilio do Raio X.


Mas muitas vezes, o fato do médico não solicitar, vira um argumento contra sua capacidade de exercer a medicina. Vamos tomar um exemplo: quando o médico ausculta seu pulmão, ele já consegue perceber pelo som grande parte das alterações sem precisar do exame, em muitas vezes, mas, o paciente, com sua paixão pela "chapa", taxa o profissional como mau médico.


O conselho que eu dou é o seguinte: o médico saberá a necessidade de solicitar o exame. Confie nele.Não ache que o exame é melhor do que a avaliação que ele faz em você no consultório, pois se fosse, era só você entrar numa maquininha, que bate uma chapa e, no final, imprime a receitinha...ainda somos humanos...ainda...

Nenhum comentário: