terça-feira, 16 de abril de 2013

Meu ouvido coça................



O famoso Prurido Auricular, ou coceira de ouvido, é uma queixa muito comum em consultórios médicos por esse país afora. Trata-se de um probleminha chato mas que tem solução.
Como sempre na medicina, um sintoma como esse pode abrir um leque de possibilidades de causas bem variadas. Basicamente o Otorrino irá examinar o seu ouvido primeiramente para poder formar um raciocínio diagnóstico e executar o tratamento. 

Então vamos lá, qual é o caminho?

Em primeiro lugar, devemos abolir o inimigo número 1 dos ouvidos alheios, o Cotonete! Mais uma dele! 

O cotonete ou qualquer outro material introduzido dentro do ouvido, pode favorecer a impactação da cêra, formando rolhas que além de entupir, podem dar a coceira, além de, a longo prazo, minimizar a proteção da
pele do ouvido externo o que gera uma sensibilidade exacerbada, iniciando a coceira. Logo, não cutuque o ouvido.

Existem processos inflamatórios, agudos ou crônicos, que também podem dar o sintoma. É descrito a Otite externa eczematosa, ou chamado de Eczema, na qual há uma descamação da pele do conduto auditivo externo ( o canalzinho que vai até o tímpano), causando a liberação de casquinhas incômodas e até o prurido intenso. O tratamento, além da abolição da manipulação, é feito com medicação tópica.

Correndo por fora como causa de coceira, mas não menos presente, está a Otite Externa Fúngica, quando acontece uma infecção por fungos no ouvido externo ( sim, isso pode ocorrer), gerando sintomatologia de dor, coceira,ardência e entupimento no ouvido. O tratamento também é tópico e eficaz.

De uma certa forma, o incômodo sintoma pode ser tratado e resolvido. Consulte um Otorrino para avaliar e direcionar o problema .


84 comentários:

Yaraguim disse...

Olá doutor tudo bem?
Aqui em casa estamos todos com a alergia do outono..já tive algumas vezes esta coceira nos ouvidos e uma vez realmente dava vontade de enfiar a unha e coçar bastante,mas depois percebi que a vontade acabava e voltava ao normal.

Dr Leonardo Aluizio disse...

ê Yara, isso depende muito da tolerância de cada mas, mas o ato de cutucar gera uma bola de neve, piorando o sintoma. Alergia de base é bem sugestivo

Tallita disse...

Meu ouvido esta coçando muito tenho rinite alergica e meus olhos meu nariz e meus ouvidos coçam muitoo.Mais esta me encomodando muito essa coceira no ouvido sera q é relacionado a Rinite ou devo ter algo no ouvidos?

Isabely disse...

Ola doutor. De uns dias pra ca comecei a sempre que. Ouvido coçar eu usar o cotonete pra isso. Peguei o abito e nao largo mais. Sendo que agora meu ouvido esquerdo esta dolorido como se tivesse uma espinha dentro bem no começo do boraquimho. Agora me encomoda de mais. Na hora que vou comer faço pouco esforço com o lado esquerdo da boca pois esta sensível como se estivesse nascendo o siso. O que faço?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pela história pode ter relação com a Rinite, porém pode coçar por outro motivo ( cera fungo).
Passe em um Otorrino para ver.

it's design disse...

Ola Dr. Tenho uma duvida referente a descamação da pele do conduto auditivo externo. Não tenho coceira, dores ou inflamação, o que devo fazer? Comecei a limpar com cotonetes e agora não estou aguentando de dor. Agradeço desde já pela sua atenção.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pare de usar o cotonete. Isso já diminuirá a sensibilidade do seu ouvido. Procure fazer um tratamento disso com Otorrino ok?

thyta disse...

Tenho uma coceira insuportável no ouvido. E vi na internet que
Vinagre
Branco melhora...
Gostaria de saber se n tem
Problema
Fazer
Isso . Obrigado

Unknown disse...

ola dr eu sinto uma grande coceira no ouvido e agora criou um pequeno caroço da entrada dele,gostaria de saber o que é isso e como tratar?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Hmmm... Olha... Não recomendo..
Mais um pouco você irá fazer uma salada, certo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Karyne, fica difícil eu te dizer o que é sem olhar.. Vá em um Otorrino para uma checada, ok?

Unknown disse...

Dr.Leonardo fui ao médico e ele passou 5 gotas de alcool boricado para aliviar a coceira causado por fungo. Mas esqueci de perguntar se coloco o alcool e tiro rapidamente ,ou se espero muito tempo com as gotas no ouvido ? O que faço?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Calvin.. Eu não costumo mandar passar alcool no ouvido. Se você leu o post, viu que existem causas para a coçeira e o tratamento vai se basear nisso. O álcool não elimina o fator causal.

Unknown disse...

Dr Leonardo tenho otite crônica já fasso tratamento,só que a Dr passa o diprosalic para a coceira e o problema é que no ouvido D doi muito que eu não consigo mas colocar o remédio nos outros dias,e no ouvido E não doi, o que fazer ?tem outro remédios que possa passar no lugar desse.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Existem outros remédios sim, mas você precisará de uma avaliação para receita, ok?

Anônimo disse...

Olá Dr. Leonardo
Sinto uma coceira no canal do ouvido e no fundo da garganta. Não dói mais incomoda muito e essa coceira vem aumentando. É algum tipo de otite?
Obrigada

Unknown disse...

Olá dr. Toda vez que espirro meu ouvido começa a coçar. Alguma explicação para isto?

Unknown disse...

Doutor fui no otorrinolaringologia e o médico me passou um remédio chamado diprosalic, eu de costume leio a bula antes de usar o remédio. Só que na bula não fala em indicação para ouvido.
Eu preocupado fui em outra farmácia e perguntei para farmacêutico ele me disse que não pode passar dentro do ouvido. E agora uso ou não?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olha... Já li a respeito e alguns otorrinos utilizam para tratar eczema sim. Eu não tenho experiência com tal medicação para te dar uma opinião mais concreta.

Dr Leonardo Aluizio disse...

A coceira pode ser uma alergia e o espirro também... Olha só! Achamos uma relação!!

Dr Leonardo Aluizio disse...

Hmm.. Leia acima no post...

Dr Leonardo Aluizio disse...

Faça um exame audiométrico para confirmar isso, mas é pouco provável que a coceira seja a causa

Carla disse...

Doutor estou com coceira no ouvido e um encomodo que parece ter um bicho dentro.O medico falou que era eczema e nao passou nada.mas estou com o ouvido tampado e com uma leve dor,um encomodo.O que fazer?Obrigada.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Veja bem Carla, pode ser um eczema, mas só avaliando para ter um diagnóstico mais preciso, ok?

Unknown disse...

Doutor meu ouvido começou com uma pontada de leve depois coceira e agora encontra se entupido quando arroto desentope e entope novamente o que deve ser.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá!!
Só dando uma olhada mesmo para emitir opinião. Consultas pela internet são proibidas pelo CFM, ok?

Unknown disse...

Doutor meu ouvido da muita coceira e sai um liquido que fedi muito ai tem vez que fica entupido ai depois desentope to ficando com medo oque sera?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Só olhando para saber o que pode ser, como você viu no site, existem várias possibilidades. Marque um otorrino

tatiane disse...

Doutor Meu ouvido coça muito e sai casquinhas lá de dentro e eu já tive com meu ouvido inflamado será que pode está retornando a ter complicações?

thais disse...

Boa tarde,meu ouvido começou com uma dor interna e começou a ficar totalmente dolorido externamente, não consigo nem dormir do lado do ouvido..oq pode ser?

Unknown disse...

A melhor solução é todo mundo ir pra um otorrino e pronto.

Anônimo disse...

Oi DR.uso muinto o contonet ,sinto alguma coiza mexendo dentro do meu ouvido prinsipalment na madrugada, o que e ? O que devo faser? ficaei muinto grato em saber...

Anny disse...

Olá dr.
Eu perdi a audição aos 18 anos e hj aos 24 começou a me dar muita coceira e não uso cotonete, eu tenho um implante no ouvido esquerdo (ouvido que coça) mas o implante é colocado na caixa craniana, o lado direito eu sinto que tivesse uma pressão, é normal ter esses tipos de coceira mesmo surda?

Unknown disse...

Pelo o que eu vi aqui, não vai adiantar muita coisa eu fazer perguntas a você Dr. Pq a única resposta que VC tem pra todos é: "procure um otorrino"

Unknown disse...

Pelo o que eu vi aqui, não vai adiantar muita coisa eu fazer perguntas a você Dr. Pq a única resposta que VC tem pra todos é: "procure um otorrino"

Anonimo disse...

Claro que ele tem que dizer procure um otorrino, como ele vai diagnosticar um problema de ouvido sem olhar e analisar? Só com essas informações que damos aqui? Procurem mesmo o médico!!!

Filomena disse...

Boa tarde,

Tenho já a muito tempo comichão nos ouvidos, a mais de 2 anos para ser exata, ja falei com a minha medica e ela so diz, eczema...e não faz nada...nc mais la fui!!!! tenho comichão incrivel!!!! ate faço ferida nos ouvidos, cria pele e eu tenho k coçar ate arrancar fora...mas agora tem piorado, tenho dores ao ponto de não conseguir deitar a cabeça na almofada. Que posso fazer para me ver livre disto?

Anônimo disse...

Eu também tenho muita coceira no ouvido.
Tento não usar cotonete só que tem hora que não aguento.
Se eu for no otorrino ele vai dizer isso aí, não use cotonete.
Seu problema é eczema e não tem cura.
Bela coisa!

Filomena disse...

obg pela V/ ajuda.

anônimo36 disse...

As vezes essa coceira pode ser o verme oxiurus, que faz coçar também a parte genital. Pode-se usar a loção foldan aplicada com algodão só umedecendo a saída do ouvido, não colocando dentro. Na verdade para matar esse verme deve-se tomar o remédio pyr pam por 3 dias, junto com a aplicação da pomada ou loção foldan na area genital pelo menos 3x ao dia por 5 dias. O oxiurus é de difícil combate, pois seus ovos vivem ambiente hostil por até 30 dias. Deve -se repetir o tratamento em 15 dias. Ferver roupas íntimas e de cama.

Anônimo disse...

Olá. .
Tenho eczema e meu ouvido coça além do normal.. já usei tantos remédios q amenizam, mas a coceira sempre volta e pior. ..tiveram vezes de usar cotonete com óleo johnsons e as vezes hidratante para amenizar, pois uma vez o otorrino me disse q o eczema resseca a pele do ouvido q fica sem cera e causa a extrema coceira...e fazendo esse procedimento aliviava a coceira momentânea. .. a alguns dias fui no otorrino q me passou o tratamento com diprosalic 3 gotas 3 x ao dia..o estranho é q qdo pingo dói o ouvido lá dentro...eu até viro para q as gotas saem rapidamente para parar de doer..isso é normal? Sentir dor ao pingar as gotinhas? Estou preocupada. .. isso já tem 3 dias de tratamento. .. ou será q é normal a dor?

Unknown disse...

Óleo Johnson alivia a coceira no ouvido?

Anônimo disse...

Olá! Fui a um otorrinolaringologista fui diagnóstica com fungos no ouvido...Já usei alguns medicamentos: fungirox, diprosalic, miconasol. ...e até o momento não tive sucesso! O que devo fazer?

Unknown disse...

Óleo Johnson alivia a coceira do ouvido quando resseca? Funciona...

Unknown disse...

Óleo Johnson alivia a coceira do ouvido quando resseca? Funciona...

Geisiane disse...

Oi o meus ouvidos coçam muitos chegam ate doer,são dores fortes da até dor de cabeça. Nao aguento mais ja faz uns cinco anos q sinto e acada dia vai aomentando.

betania melo disse...

Dr estou com uma terrivel coçeira no ouvido e estar todo dolorido e sinto algo mexendo o farmaceutico passou pra me Otomixyn posso usar.

Unknown disse...

Meu ouvido tem como um bicho correndo dentro chega ate tirar o sono as vezer na garganta no nariz e nos olhos o que será?

Anônimo disse...

Leeh, deve ser um Pokemon ai dentro..kkkkk. Maluco..

Unknown disse...

olá doutor minha garganta ouvido está coçando a meses,incomoda muito ,o conduto auditivo descamando e estes dias percebi q a amidala direita está atrofiado e a esquerda está com bolas brancas grandes. o q pode ser. sempre tive amígdalas hipertrofiada.

Unknown disse...

olá doutor minha garganta ouvido está coçando a meses,incomoda muito ,o conduto auditivo descamando e estes dias percebi q a amidala direita está atrofiado e a esquerda está com bolas brancas grandes. o q pode ser. sempre tive amígdalas hipertrofiada.

Maria disse...

Kķkk eu ia perguntar mas já sei procuro um medico

Gi disse...

Boa noite, doutor.
Sei que esse post é antigo, mas gostaria de perguntar: se não pode cotonete, nem os dedos, como fazer pra limpar o excesso de cera do ouvido??

Gi disse...

Boa noite, doutor.
Sei que esse post é antigo, mas gostaria de perguntar: se não pode cotonete, nem os dedos, como fazer pra limpar o excesso de cera do ouvido??

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Eu-guila disse...

Olá doutor ? Há alguns meses meu céu da boca está coçando e é uma coçeira insuportável e meu ouvido corça muito mas não dói e meu nariz pela mesma forma mas é tudo de um lado só! O que pode ser ?

Unknown disse...

Dr. tenho alergia alimentar: café, derivados fo milho, chocolate, e tantos outros... Mas esses sao os maiores vilões. Ha muito tempo convivo com a coceira nos ouvidos, mas há dias que nao tenho sossego... Penso até que nos periodos de maior estresse a coceira torna-se infinita... Usei bastante tempo o Diprosalic que apesar do queimor qdo o ouvido está sensivel, com muita descamação, alivia e muito a coceira... Parei depois de muito tempo de uso... A coceira tem aumentado e voltei a procurar um especialista... Fiz exames inclusive e audiometria e outros para saber se eu tinha perda, labirintite porque emcalgumas vezes senti tonturas e zumbifos. Mas nada foi constatado. No entanto, atualmente tenho frequentado a emergencia de otorrino porque qualquer coceira por mais de 2dias intensamente, inicia o processo de fechamento quase uma surdez e muito zumbido e uma secrecao amarelada... Por 4 vezes consecutivas depois de pelo menos 10 dias de tratamento, cada uma das vezes, com antibiotico topico, é removido um casulo de pele... Uma das medicas que me atendeu pediu pra me acompanhar... Como ela estava de viagem e voltou a pouco e no intervalo da sua consulta na emergencia até o momento, eu ja tive duas intercorrencias uma em cada mes... Neste momento estou com os sintomas... E o tal casulo fica em movimento ora fechando o ouvido, ora abrindo o canal, ora dando uns estouros, mas sempre acompanhado de zumbidos e quase uma dor fina e a coceira...

É apenas eczema? Que outros tratamentos ou exames devo fazer ao invés de ficar apenas com tratamento na crise?

Agradeco sua atençao.

Unknown disse...

Dr. tenho alergia alimentar: café, derivados fo milho, chocolate, e tantos outros... Mas esses sao os maiores vilões. Ha muito tempo convivo com a coceira nos ouvidos, mas há dias que nao tenho sossego... Penso até que nos periodos de maior estresse a coceira torna-se infinita... Usei bastante tempo o Diprosalic que apesar do queimor qdo o ouvido está sensivel, com muita descamação, alivia e muito a coceira... Parei depois de muito tempo de uso... A coceira tem aumentado e voltei a procurar um especialista... Fiz exames inclusive e audiometria e outros para saber se eu tinha perda, labirintite porque emcalgumas vezes senti tonturas e zumbifos. Mas nada foi constatado. No entanto, atualmente tenho frequentado a emergencia de otorrino porque qualquer coceira por mais de 2dias intensamente, inicia o processo de fechamento quase uma surdez e muito zumbido e uma secrecao amarelada... Por 4 vezes consecutivas depois de pelo menos 10 dias de tratamento, cada uma das vezes, com antibiotico topico, é removido um casulo de pele... Uma das medicas que me atendeu pediu pra me acompanhar... Como ela estava de viagem e voltou a pouco e no intervalo da sua consulta na emergencia até o momento, eu ja tive duas intercorrencias uma em cada mes... Neste momento estou com os sintomas... E o tal casulo fica em movimento ora fechando o ouvido, ora abrindo o canal, ora dando uns estouros, mas sempre acompanhado de zumbidos e quase uma dor fina e a coceira...

É apenas eczema? Que outros tratamentos ou exames devo fazer ao invés de ficar apenas com tratamento na crise?

Agradeco sua atençao.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Gi..em relação ao excesso de cerume, temos uma explicação em um post dedicado a isso..vasculhe lá!

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pessoal

Ouvido coçando tem que ser examinado..Maria, você está certa:
Procurem um Otorrino para ele olhar lá dentro. Só assim vocês saberão se tem Fungo, se é eczema ou qualquer outra coisa..

Pomadas no ouvido funcionam sim, mas não para todos os casos, pois elas não atingem a porção mais interna do conduto auditivo, certo? Por isso precisa olhar..se for mais interno tem que ser medicação " pingada", ok?

Obrigado pelos Comments!!

Dr Leonardo Aluizio disse...

Kalebe:

Você deve ser alérgico..
Siga um tratamento nessa direção ok?
Abraços

Unknown disse...

Bom dia.. meu filho de 1 ano e 9 meses escutava normal de um tempo pra ca nao escuta mais nada, e o ouvido coça muito, e foi feito o exame bera e da perda de 97.. e ate agora nada foi resolvido... foi depois que ele teve uma gripe forte e dor de ouvido foi medicado melhorou uma semana depois nao escutava mais nada.

lets disse...

Olá dr. Fui ao otorrino e estou com uma forte alergia. Meu ouvido coça mesmo. Entao ele me passou o Diprosalic. Coloquei umas gotinhas e ardeu bastante.. isso é norm do remedio???? Att, leticia

Unknown disse...

Dr. A coceira que tenho no ouvido é na parte intenta da orelha e não dentro do ouvido. A pele fica muito ressecada,cossa e incomoda muito. Nada que passo resolve. Estou usando uma pomada de neomicina. É o correto?

Unknown disse...

Dr. A coceira que tenho no ouvido é na parte intenta da orelha e não dentro do ouvido. A pele fica muito ressecada,cossa e incomoda muito. Nada que passo resolve. Estou usando uma pomada de neomicina. É o correto?

Unknown disse...

Dr. A coceira que tenho no ouvido é na parte intenta da orelha e não dentro do ouvido. A pele fica muito ressecada,cossa e incomoda muito. Nada que passo resolve. Estou usando uma pomada de neomicina. É o correto?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Carol, melhor alguém dar uma olhada nesse inchaço, ok?

Unknown disse...

Oi bom dia eu toda vez.que durmo do lado.do ouvido direito eu acordo surda ,do uma precionada e abre de novo mais não posso dormir desse lado.
Essa noite dormir acordei sem ouvir nada to sardinha do ouvido direito

Unknown disse...

Meu ouvido fica surdo toda vez que durmo do lado dele.
Esse noite dormi e acordei surda não estou ouvindo do ouvido direito

Ana Dassie disse...

Dr. Meu ouvido esta com o timpano fura e com um polipo,o otorrino disse para pingar o diprosalic, na bula fala q ele serve p couro cabeludo,existem dois tipos desse remedio ou é o msmo?

Dr Leonardo Aluizio disse...

Pode ser o mesmo sim, mas em diferentes apresentações.

Unknown disse...

Doutor, tive duas otites externas uma no meio do ano passado, outra em novembro. Já agora em janeiro tive outra otite externa, tomei predinisona e amoxilina. Mesmo com esses medicamentos minhas dores de ouvido não saravam e meu ouvido direito sangrou. Fui ao hospital e a médica me encaminhou pra um especialista que me receitou canesten clotrimazol em spray dizendo que eu tinha uma micose no ouvido direito. Usei esse remédio por duas semanas(prescritas) mas mesmo assim ainda sentia dor, zumbido, pressão e dor nas bochechas. Quando fui ao otorrino ele olhou e disse que meu ouvido estava sarado e que não tinha o que me prrocupar, disse que se eu sentisse algo de novo era pra seguir usando o spray e usei. Mas três dias depois o meu ouvido doeu muito quando coloquei o spray, tanto que não conseguia mastigar a minha comida, então parei de usa-lo. Na outra semana falei para ele q não estava escutando bem do ouvido direito e ele pediu uma audiometria, por mais que falo das dores que ainda sinto ele não sabe explicar o por que disso. Fiz a audiometria e hoje ele olhou o resultado e disse que tive uma perda leve, quando perguntei se teria como recuperar com algum tratamento ele disse que não era necessário por que foi muito leve minha perda. Ele examinou meu ouvido e disse que meu ouvido estava descamando , o limpou, e por isso estaca sentindo uma coceira e me receitou outro medicamento ( depois atualizo com o nome)e pediu para que marcasse o retorno para três semanas e uma audiometria para daqui quatro meses pra ver se eu vou ter outra perda.Porém continuo sentindo dores na cabeça e ouvido, pressão, dor nas bochechas e esse zumbido. Estou preocupada e quase pedindo para passar com outro profissional, pois estou passando por isso faz três meses e nada foi permanentemente resolvido, ainda mais por que faz um mês e meio que a tal infecção sarou e continuo com dores.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Isso, marque uma outra consulta.
Se o otorrinolaringologista disser também que está normal, pode ser disfunção de ATM ( articulação que fica bem anterior ao ouvido).
Vale a pena uma nova avaliação.
Boa sorte.

Dr Leonardo Aluizio disse...

Ouvido= médico precisa olhar.
O resto é suposição, ok?
Seja examinada por um otorrinolaringologista

Só Animes disse...

Boa noite doutor eu voltei hoje do otorrrino eu sinto meu ouvido coça e umas pontadas e as vezes algo mexendo primeiro meu médico passou ( polietilenoglicol ( clotrimazol), levofloxacina, cetoprofeno deflazacort ) porém fiz o tratamento de 2 semanas não sentir melhorá nenhuma então voltei ao médico ele fez uma lavagem e me indicou diprosalic durante 10 dias pelo que vejo deve ser um eczema no meu ouvido eu espero que faça efeito e fique boa logo!

Unknown disse...

Bom dia Doutou!

Eu tenho muita coceira no ouvido e na garganta, o nariz e nos olhos,e só aliviar qd eu pego o cotonete molhado e coço. De tanto fazer isso meus ouvidos nem tem mas aquela cera faz mas de anos. Isso é normal? O q devo fazer..

Josinha

Dr Leonardo Aluizio disse...

Ok.. o Diprosalic é muito utilizado em eczema.

Dr Leonardo Aluizio disse...

O uso por muitosanos de cotonete diminui a produção de cera e com isso aumenta a coceira, pois a cera é proteção e não sujeira.

Unknown disse...

BOm dia!

Dr o q devo fazer qd meus ouvidos e garganta coçam muito sem precisar de usar cotonetes. Eu devo deixar criar aquela cera para para de coçar? Qt tempo levar para criar a cera no ouvido?

Josinha

Dr Leonardo Aluizio disse...

O tempo varia de pessoa para pessoa, não dá para prever. O ideal seria tratar com medicação e parar de usar o cotonete. Marque um Otorrinolaringologista, ok?
Abraço

Unknown disse...

Bom dia! Tive um problema com tontura mal estar depois que meu ouvido coçou e eu peguei um cotonete para coçar o pior disso foi que até hoje meu ouvido não parou de coçar mais a tontura e o nmal estar passou oque faço? Obrigada

Pr. Sidney Cassiano disse...

Dr, estou com fungos no ouvido. Estou tratando com cetoconazol 3 x ao dia , fluconazol, uma vez por semana e fungiroz 3 x ao dia. Ja faz mais de um mês e ainda não obtive sucesso. Essa semana mesmo ele esta com sensação de entupido e zumbido. Até coloquei agua oxigenada hoje nele pra ver se desentupia, mas não adiantou. Dai depois passei fungirox e esta ardendo bastante e agora com sensação de pressão.
Será que estou fazendo o tratamento certo?Demora assim mesmo pra sarar?


Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Fungo é difícil de tratar mesmo.
Normalmente exige visitas periódicas ao otorrinolaringologista para limpeza local, o que melhoraria o entupimento.
Volte ao otorrinolaringologista para reavaliar.
Abraços

Dr Leonardo Aluizio disse...

Olá
Vá ao otorrinolaringologista para avaliar
Pode ser cerume ou eczema.
Abraços